terça-feira, 27 de setembro de 2011

Amigos e "Amigos"

Hoje estou de cabeça cheia, tenho muitos assuntos sobre os quais poderia falar, uns bons outros maus, uns que me fazem baixar a cabeça e outros que no meio de toda a confusão me fazem ver a luz. Talvez opte por estes últimos. Falo concretamente de amigos. Não falo de conhecidos, de relações de 2 semanas, de pessoas com quem temos conversas banais, falo de amigos, aquelas 4 ou 5 pessoas que nos marcam ao longo da vida e que não estando lá fisicamente, sabemos que estão connosco sempre.
Mas afinal, o que é um amigo? Como se distingue um amigo de um "amigo"? Ora bem um "amigo" é aquele com quem se pode ter as conversas banais, contar umas piadas, mandar umas bocas, jogar umas futeboladas, ou ir à praia. Mas um amigo, um amigo sem aspas, é muito muito mais, infinitamente mais. Um amigo é alguém diferente, que temos acima de tudo, que pode não ser o mais engraçado do grupo mas é aquele que quando nós caímos está lá para nos puxar para cima. Aquele que sabe ver quando precisamos de umas palavras de apoio ou quando precisamos apenas de conversar. Amigo é aquele que sabe dizer não. Não é aquele que alinha em tudo e cede aos nossos caprichos e parvoíces, não é o que vai fumar connosco para parecer bem, o amigo é aquele que nos diz que não e nos mostra que estamos errados, ainda assim respeitando a nossa posição. "Um amigo é um bem, um tesouro que se tem, são as luzes das estrelas, que nos guiam mais além". Vivo grato, pelos amigos que tenho, porque é a eles que eu verdadeiramente amo. No meio da maior das tempestades, nas minhas maiores confusões foram eles que esticaram a mão e me puxaram para fora do turbilhão que estava a viver. Feliz é aquele que encontra um amigo digno do seu nome. Mas há mais, muito mais, um amigo é muito mais do que disse acima. É uma presença constante (ainda que não necessariamente física) para os maus e bons momentos, é um apoio, um suporte. Não podemos fazer descolar uma nave se não tivermos uma base, um motor, um piloto, uma torre de controlo. Ora um amigo tem todas estas funções, é a base de tudo, nele assenta a confiança e a segurança de que podemos andar sem medos, é um motor porque por vezes quando a vontade falta é o amigo que está lá para nos dar aquele incentivo que faz toda a diferença. É o piloto para quando nos dirigimos para fora da rota ele estar lá para controlar e nos meter nos eixos. É a torre de controlo que nos dá estabilidade neste caso emocional, que nos transmite instruções importantes. E nós, nós somos a nave, que se não tiver amigos não descola, não voa, não se torna algo mais que uma simples nave. Vamos ser mais, podemos ser melhores, mas nunca sozinhos, quem nos ajuda, quem nos faz crescer são esses, os amigos.

No fim de todas as contas, somos um.

3 comentários:

  1. Hoje em dia, um amigo sem aspas é uma ''espécie em vias de extinção'', infelizmente as pessoas só pensam em si própias, nos seus interesses. São raras as pessoas em quem podemos confiar e que se preocupam connosco e que não se limitam a ''aparecer'' quando estamos bem, praticamente todos desiludem mais tarde ou mais cedo, por isso há que dá valor aos que nunca o fizeram e continuam e continuarão ao nosso lado aconteça o que acontecer, um exemplo de uma grande amiga para mim é a minha namorada, é muito mais do que do que namorada, é a minha melhor amiga, o que é a melhor coisa que podemos ter no mundo.

    jORGE

    P.S: Tentei fazer umas frases assim com imaginação mas hoje não estou nos meus dias, por isso fica a intenção e o essencial da minha opinião e do que sinto em relação ao tema.

    ResponderEliminar
  2. "Sê tardio no fazer amigos e constante no conservar a amizade. Os íntimos que escolheres sejam, não os que te podem dar maior prazer, mas maior proveito; não pessoas que falem o que é agradável, mas o que é devido; não que lisonjeiem, mas que digam a verdade. Se te acostumares a abrir os ouvidos à lisonja e a nela te comprazeres, jamais ouvirás a verdade."
    - Juan Luis Vives, in 'Introdução à Sabedoria' -

    Ora parece que a amizade não é um sentimento que surge à “primeira vista”. Como dizes Amizade é a base de tudo… e como qualquer base, para ser estável, não aparece do nada, ela constrói-se e essa construção tem de começar em nós próprios… para sermos dignos dessa virtude/sentimento.
    Assim, deves perceber o erro que cometemos quando desejamos ser compreendidos, antes de nos termos elucidado sobre nós próprios perante os nossos próprios olhos; Seria procurar prazer na amizade e não mérito. Por outras palavras: A maioria das pessoas, (na sua imperfeição, para não dizer na sua imprudência, porque somos meros seres humanos), quer possuir amigos tais como eles próprios não seriam.
    Como diz Augustina Bessa-Luis, a amizade não é um compromisso entre aqueles que se estimam, mas um sentimento de gratidão (não agradecimento mas felicidade) por estarmos ligados (mesmo não estando) devido a circunstâncias que a todos nós (amigos) agradam.
    Fruto disto, parece que não é possível ser-se amigo de muitas pessoas, e V.V., pelo menos no sentido pleno de amizade, porque não é fácil agradar de modo plenamente satisfatório a muitos ao mesmo tempo.
    Porque amizade, mais que presença é a luta pela felicidade do outro, é a felicidade genuína pela genuína felicidade do outro, e como tal é a coragem de ser honesto, mais, muito mais que ser simpático.

    ResponderEliminar
  3. Eu só tenho "amigos". Se me sinto bem? Não.
    Se quero mais....não sei.
    Já tentei tirar as aspas mas mostram-me sempre que não o devia ter feito.

    Gostei do texto

    ResponderEliminar