terça-feira, 4 de outubro de 2011

Vício do fumo

Porquê fumar?
É uma pergunta recorrente na minha cabeça... O que leva as pessoas a fumar? Apesar de todas as campanhas contra este vício, o número de "doentes" continua a aumentar. Todos conhecemos a célebre frase "fumar mata", todos aprendemos na escola os prejuízos do tabaco, quer para nós quer para a carteira, ninguém se pode desculpar de fumar porque vive não saber as consequências porque hoje a informação chega a todos. Então mais uma vez pergunto, porque fumam as pessoas? Sei uma das razões, hoje em dia entre jovens principalmente, fumar é um sinal de integração, uma marca do grupo, só entra no grupo dos "fixes" quem fuma, é sinal de rebeldia, de estatuto social, bem mas hoje nós acendemos o cigarro mas amanhã é ele que nos apaga... Qual é a necessidade de fumar para ser integrado? Saber que nos estamos a atirar para o precipício para ter dois/três anos de prazer num grupo engraçado da escola? É a "fama"? Não abomino quem fuma, tenho bastantes amigos fumadores, mas abomino que fumem para se integrarem, abomino que desçam ao nível de um grupo em vez de fazer o grupo subir ao seu, porque fumar não confere beleza nem algo mais, confere um canco no pulmão daqui a uns anos, se calhar os da minha escola são o grupo "Cancro do Pulmão"...
Todas as pessoas que fumam me dizem "Não te metas nisto é a pior coisa de sempre." e em seguida metem outro cigarro à boca, e eu pergunto-me: E não fazes nada contra isso? É um vício sim, os vícios são difíceis de ultrapassar sim, mas sabendo que se está a fazer alguma coisa mal porque se insiste nisso? Estão à espera que se torne bom? Milagres não acontecem, muito menos a quem faz este tipo de coisas. De que valem as palavras de aviso se depois não se avisam a eles próprios? Faz o que eu digo não faças o que eu faço, realmente os provérbios portugueses transmitem sempre sabedoria. Sejam inteligentes, não fumem, o que semeiam agora colherão no futuro.

Hoje acende-se o cigarro mas amanhã é ele que nos apaga

2 comentários:

  1. E "mai nada"... entre tudo o que foi dito, porque fumar é um sinal de fraqueza, e em ultima e mais profunda análise de cobardia... fica a frase: "hoje nós acendemos o cigarro mas amanhã (e o amanhã tem vindo a ser cada vez mais curto e doloroso) é ele que nos apaga".

    ResponderEliminar
  2. Estando eu a gozar os poucos minutos livres que tenho ao final do dia, vim passear um pouco na net e entrei por acaso neste blogue, e fiquei fascinada com o que escreves. Sendo eu uma mãe de um jovem, gostaria que um dia o meu filho viesse a ter os valores que tu aqui demonstras.
    Para se formar um jovem com estes valores teve certamente que haver muito amor e acompanhamento pelos teus pais, que devem ser super orgulhosos de ti!
    Dou-te os meus parabéns pelo “ser”lindo que aqui nos mostras e já agora , consegues dar-me algumas dicas sobre “ o que os pais devem fazer para incutir estes valores no seu Filho? Continua a escrever que já te coloquei nos meus favoritos.
    Uma admiradora

    ResponderEliminar