domingo, 18 de setembro de 2011

O poder da vontade

É frequente falar com as pessoas sobre os seus problemas e notar nelas um pessimismo tremendo, uma desistência alarmante, de facto hoje a maior parte de nós é bastante derrotista, prefere evitar ir ao choque e ficar a perder que arriscar um futuro/oportunidade melhor. A chave para muita coisa é a vontade, a chave para a maioria das portas se abrir, ou pelo menos começar a mexer é a vontade, a perseverança, a insistência.
Para ser feliz é preciso lutar, para ter um bom emprego é preciso procurar, para se ser um atleta de topo é preciso treinar, para se manter uma relação amorosa estável é preciso arriscar, para fazer tudo isto e muito mais é preciso sofrer muito, fazer sacrifícios, mas a base para isto tudo, aquilo que sustenta o nossa luta diária é a vontade. Não somos nada nem ninguém se não o quisermos primeiro, nunca chegaremos a um objectivo se não quisermos realmente alcançá-lo. Sempre disse e digo isto a toda a gente: "Basta querer!". É quase um emblema meu, tenho esta frase sempre na ponta da língua, talvez porque sou um pouco idealista e acredito que todos nos podemos e devemos explorar ao máximo e por isso defendo que se não conseguimos fazer uma coisa que outrora conseguiríamos é porque devemos fazer um exame mental e verificar se é essa mesma a nossa vontade. Cortam-se relações por falta de paciência mas a verdade é que falta vontade para continuar a assumir tamanha responsabilidade, baixa-se os braços de um projecto que pode parecer ambicioso mas produtivo porque pode dar para o torto mas na verdade falta é crença nas nossas certezas.
Para um mundo melhor, para uma pessoa melhor, para tudo e para cada momento da nossa vida é preciso algo, vontade. Esta é a palavra chave

A vontade move montanhas

3 comentários:

  1. Se este foi um post motivacional...falhas-te
    De qualquer das maneiras, mais uma vez não deixa de ser verdade o que dizes..é a lógica

    ResponderEliminar
  2. Não creio que tenha falhado, porque infelizmente o mal dos nossos tempos é a nossa exccessiva dependência do externo, do que está para além de nós. A culpa é (quase)sempre dos outros... falta-me motivação, porque não encontro (no exterior) algo ou ambiente que me motive... Mais ao jeito do dito popular: Não sei dançar porque a sala está torta...Esta é a nossa realidade!
    Até somos dependentes dos fármacos (antidepressivos e etc.) para "andarmos bem", julgamos nós porque é um "bem" quimico, irreal na realidade de cada um.
    A motivação antes demais vem do interior, tem de partir de cada um, independente da agressividade do ambiente: "Eu quero logo eu luto e se derrotado terei de procurar outro caminho, mas eu quero... ser feliz! - os objectivos reformulam-se face ao desenrolar da vida e isso só com motivação do interior, mesmo no pior dos cenários... Quando deixamos cair os braços agarramo-nos à velha de desculpa da "falta de motivação"... poque somos amorfos em termos de vontade.
    Tem parcialmente razão o anónimo anterior: é a lógica... do ilógico... mas a realidade que vamos vendo... porque fracos!
    A propósito, quem se der ao trabalho de "ler" as entrelinhas das imagens que escolheste para o post, encontrará toda a verdade do tema. Não olhemos paenas para ela, meditêmo-la.

    ResponderEliminar
  3. Nem tem que ser motivacional, escrevo criticando aquilo que acho menos certo, quem concordar e tentar agarrar muito bem, mas todos são livres de discordar, não apresento aqui nenhuma verdade dogmática, apenas escrevo as minhas convicções. E mais uma vez a motivação e força não tem que vir de posts nem de coisa alguma, tem que partir de nós. Não é uma motivação, é um alerta, um aviso, uma expressão da minha opinião. Não estou aqui para ensinar ninguém, apenas para mostrar a minha face da moeda.

    ResponderEliminar