domingo, 30 de outubro de 2011

Toda a moeda tem dois lados

Hoje em dia é comum ver-se problemas em muita coisa, ouvir-se lamentações, é frequente ver gente a baixar os braços, a ceder... Mas a vida não é só isso, para mim há duas formas de se ver a vida, pode-se baixar os braços antes de tentar, ou pode-se ver as coisas com um sorriso na cara, e encontra-se sempre algo reconfortante, algo de positivo, nem que seja no típico "podia ser pior" (não sou apologista desta frase em particular).
É isto mesmo, é no optimismo que assenta a minha filosofia de vida e que penso ser bastante satisfatória, é sorrir quando tudo parece mal e agarramo-nos ao que temos e lutar mesmo que pareça impossível as coisas acabam sempre por se arranjar. É muito mais fácil desistir e esperar que o tempo faça a sua magia, mas o problema é que isso não funciona sempre. É bom ser optimista, é bom acreditar sempre mesmo quando tudo parece cair o optimista acaba sempre por sofrer menos que o pessimista. Mas há-que ter cuidado a algo que Vasco Pinto de Magalhães disse "Ser optimista é bom, mas tem os seus perigos. O optimista pode não perceber os problemas dos outros, pode não dar o verdadeiro valor ao mal. Outra coisa é ter capacidade de optimizar. Optimizar é tirar o melhor partido possível de tudo o que acontece, mesmo de uma catástrofe." Então conclui-se que é bom ser optimista, mas há que ter cuidado para não nos deixarmos cegar e subestimar uma adversidade, devemos em vez disso manter-nos confiantes e de cada situação procurar e retirar algo bom, algo de novo, devemos procurar no meio da palha pela agulha de ouro, mas no fim compensa, torna-se uma vida mais feliz se vista com um sentido positivo.
Isto junta-se com dois dos outros textos já previamente escritos por mim, um sobre a vontade e outro sobre a felicidade. Ser optimista é ser diferente, é na escuridão encontrar uma luz, ainda que pareça invisível. Toda a moeda tem dois lados, mesmo que pareça impraticável é sempre possível dar a volta a uma situação, retirar algo bom, um ensinamento, um sorriso, um gesto agradável, uma boa memória, é sempre possível ver a vida com outros olhos.

Ser optimista é ser diferente, é ver cor num mundo de preto e branco

1 comentário:

  1. Que dizer mais? Talvez só um texto desse grande homem:
    "Creio que uma das atitudes fundamentais do homem humano deve ser a de reconhecer em si, numa falta de compreensão ou numa falta de acção, a origem das deficiências que nota no ambiente em que vive; só começamos, na verdade, a melhorar quando deixamos de nos queixar dos outros para nos queixarmos de nós, quando nos resolvemos a fornecer nós mesmos ao mundo o que nos parece faltar-lhe; numa palavra, quando passamos de uma atitude de pessimista censura a uma atitude de criação optimista, optimista não quanto ao estado presente, mas quanto aos resultados futuros. O mesmo terá já dado um grande passo para impedir os ataques, quando aceitar que só puderam existir porque a sua acção não foi o que deveria ter sido; quando se lembrar ainda de que toda a sua coragem se não deve empregar a combater, mas a construir".

    Agostinho da Silva, in 'Textos e Ensaios Filosóficos'

    Abraço
    João Oliveira

    ResponderEliminar