domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal do consumidor

Chegou mais um Natal. Exactamente isso, mais um, mais outro, apenas mais um. Cada vez mais vejo o Natal a cair num espírito puramente materialista, já nada se celebra no Natal, apenas a troca das prendas. Ligamos a televisão e vemos notícias que anunciam a ruína do Natal à custa da crise, as imensas notícias sobre o Natal resumem-se a apanhar pessoas nos supermercados e explicar-lhes como gastar menos, a avaliar a subida de preço dos bonecos das crianças, a falar da crise no Natal, do dinheiro que se gastará a mais. Mas eu pergunto-me: O que é que isso importa? Porque é que temos que dar uma PlayStation3 ou um bruto relógio a alguém? O que justifica isso? Eu não recebi muito este Natal, mas a melhor coisa que recebi foi uma carta, palavras, que custaram praticamente 0. Natal não é altura de comprar o amor dos outros, não é altura de mostrar que temos dinheiro para gastar com eles, é altura para lembrar aos próximos que estamos com eles e que gostamos deles, que apreciamos a sua presença, é um momento de convívio, de fortalecimento de laços, e de aproximação. O termo "prenda" foi criado para isso, mas não me acredito que fosse com o intuito de transformar o Natal numa feira de bonecos, numa publicidade gratuita, numa forma de escoar as poupanças feitas no ano inteiro.
Deixo um apelo para o ano que vem, que façam o vosso Natal mais desprendido do material, da prenda, do boneco que querem comprar, porque no fim de contas, passado dois meses isso já foi substituído, ao contrário das pessoas com quem vivemos, porque essas estão lá para sempre.


1 comentário:

  1. Ler estas tuas palavras enchem-me de orgulho... é sinal que te oonseguimos transmitir valores tão importantes como o amor ao próximo... que o valor não está nas coisas mas nas PESSOAS! Como alguém disse "a familia para mim é tudo, sem ela eu não sou nada!" Se um dos meus presentes maiores neste Natal, foi conseguir reunir novamente cá em casa toda a familia, hoje foi ler este teu testemunho. Tenho O coração cheio!!! Desejo que ESTE SENTIR se mantenha vivo no teu coração pela vida fora e que nunca te esqueças de o colocares em prática. Um beijo e um abraço cheio de amor.

    ResponderEliminar