domingo, 20 de novembro de 2011

Ponderar

Todos os seres humanos têm necessidades, aspirações, medos, crenças, e há uma coisa que é fundamental para levar a melhor sobre todas estas "exigências", a segurança. Uma pessoa segura de si, com relações que lhe oferecem estabilidade, com auto-confiança, com um bom suporte familiar, terá muito maior facilidade em atingir os seus objectivos, em rumar à felicidade. Há que procurar essa segurança, essa estabilidade, porque no mundo frenético em que vivemos, com problemas e pressões a virem de todos os lados, há a necessidade de procurar um porto de abrigo, uma protecção, uma referência, há a necessidade de encontrar algo ou alguém que nos dê uma sensação de que está ali para ficar, mas cuidado, não nos podemos atirar de cabeça pela primeira alternativa, não vamos entrar na primeira porta por desespero, isso sim, é um erro que pode sair caro. Nem sempre o mais fácil é o melhor, numa situação de aperto não nos vamos debruçar sobre uma opção que tem efeitos secundários catastróficos dos quais apenas nos apercebemos no fim. Devemos SEMPRE procurar a melhor opção, avaliar, ponderar, escolher o caminho mais razoável. Por vezes temos dois caminhos, um cheio de rosas à primeira vista mas que depois se torna insuportável e cheio de picos, e outro de terra batida, um caminho irregular e aparentemente muito mais cansativo de percorrer mas que passado um pouco atinge uma estrada. Neste exemplo o melhor caminho a seguir seria o 2º, no entanto é preciso ter força para decidir ir pelo caminho em que podemos perder alguma coisa, em que não apreciamos as rosas e que de início custa mais, é difícil escolher o aparentemente mais difícil, mas é importante ter cabeça fria, é importante ponderar, pensar muito. É essencial para mim como pessoa tirar diariamente meia-hora apenas para pensar, normalmente faço-o antes de adormecer, para analisar o que aconteceu, o que pode acontecer, pensar sobre todos os caminhos possíveis para ter a certeza que quando avançar para o caminho da terra batida eu não me vou arrepender nem vou querer voltar atrás. Devemos procurar a segurança, mas nunca precipitadamente, nunca dominados pela sede e pelo medo, devemos analisar tudo, até mesmo os outros que tanto podem estar a ser genuínos e oferecerem algo que no fim de contas não conseguiram cumprir, ou podem apenas estar a levar-vos para o caminho das rosas, que é bom, agradável, mas rápido se torna um caminho de espinhos, que nos agarra cada vez mais.

Há que optar, mas sempre de cabeça fria

1 comentário:

  1. "...há a necessidade de encontrar algo ou alguém que nos dê uma sensação de que está ali para ficar..." - Atenção que o "algo" pode ser muito perigoso (droga, álcool... infelizmente tão comum), no entanto, o "alguém" também, e aí teremos que procurar mais que essa "sensação", teremos de ler nas entrelinhas desse alguém a sua verdade relativamente a nós.
    Como nem todos os caminhos floridos são maus, nem todos os que parecem de terra batida vão dar a estradas... como dizes é preciso pensar... com a razão e com o coração... ponderar... o caminho que nos faz sentido e o sentido a que nos conduz o caminho.

    ResponderEliminar